Página inicial > Últimas Notícias > Faculdade de Administração da UFPA promove a 9ª edição do "Seminário Pré-Conexões"

• Publicado: Sexta, 28 de Junho de 2019, 11h19
  • Última atualização em Sexta, 28 de Junho de 2019, 11h28

Na próxima segunda-feira, 1º de julho, a Faculdade de Administração do Instituto de Ciências Sociais Aplicadas (ICSA/UFPA) irá promover uma nova edição do "Seminário Pré-Conexões", com o tema "Os Desafios para o Desenvolvimento da Pós-Graduação em Administração, Contabilidade e Turismo na Região Norte do Brasil". O evento tem como objetivo esclarecer a importância dos procedimentos da pós-graduação na Administração, bem como estimular a abertura dos cursos de mestrado e doutorado na região norte do país. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas no local do evento: Auditório B, Instituto de Ciência da Educação.

A área de Administração, Ciências Contábeis e Turismo possui hoje 184 programas de pós-graduação abertos no Brasil, sendo que apenas três deles estão funcionando na região norte. “Segundo pesquisas realizadas em 2019 pela Pró-Reitoria de Desenvolvimento e Gestão de Pessoal (Progep), 25% da demanda de cursos de qualificação entre os servidores da UFPA são para cursos ligados à Administração Geral e Pública, especialmente para cursos de mestrado. Então, nada mais propício do que levar o debate do evento sobre as novas propostas na área da Administração aos representantes da Capes, as Instituições de Ensino Superior (IES) da região e a toda comunidade interna da UFPA”, afirma o coordenador do seminário Pré-Conexões, Bruno Lucena.

Ainda de acordo com o coordenador, a presença de representantes da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) irá proporcionar uma oportunidade para que a comunidade acadêmica tire dúvidas, entenda como funciona a busca de recursos para a qualificação profissional e assim, eleve ainda mais o nível dos programas de pós-graduação oferecidos na Universidade.

Capes – A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior é uma fundação vinculada ao Ministério da Educação (MEC) do Brasil que atua na expansão e consolidação da pós-graduação stricto sensu (mestrado e doutorado) em todos os estados. É a unidade responsável por autorizar novos cursos e avaliar o desempenho daqueles já vigentes.

O sistema de avaliação, continuamente aperfeiçoado, serve de instrumento para a comunidade universitária na busca de um padrão de excelência acadêmica para os mestrados e doutorados nacionais. Os resultados da avaliação servem de base para a formulação de políticas para a área de pós-graduação, bem como para o dimensionamento das ações de fomento (bolsas de estudo, auxílios, apoios).

Serviços:
Faculdade de Administração da UFPA promove a nova edição do "Seminário Pré-Conexões"
Local: Auditório B, Instituto de Ciência da Educação
Data: 1º de Julho de 2019
Hora: Das 8h30min às 12h30min
Inscrições: Gratuitas e somente no dia evento.

Texto: Gilberto Moura - Assessoria de Comunicação da UFPA