Página inicial > Últimas Notícias > Professores do ICSA ficam em 2º lugar da categoria “Artigos” do Prêmio Werner Baer de Economia Regional

• Publicado: Segunda, 29 de Julho de 2019, 16h29
  • Última atualização em Segunda, 29 de Julho de 2019, 16h29

Os professores André Luiz Ferreira e Silva e Marcelo Bentes Diniz, do Instituto de Ciências Sociais Aplicadas da Universidade Federal do Pará (ICSA/UFPA), venceram, durante o XXIV Encontro Regional de Economia e Fórum Banco do Nordeste de Desenvolvimento, o segundo lugar da categoria “Artigos” do Prêmio Werner Baer de Economia Regional, pelo artigo Determinantes da Concentração Geográfica Industrial no Brasil.

“Este prêmio tem um significado especial, pois é uma forma de reconhecimento acadêmico de um esforço científico empreendido há alguns anos, para investigar como forças econômicas podem sustentar um quadro de persistente desigualdade regional examinada pela ótica das aglomerações industriais. Além disso, é uma forma de demonstrar que o Programa de Pós-Graduação em Economia da UFPA é capaz de produzir pesquisa científica de qualidade, com reconhecimento nacional”, explica o professor André Luiz.

Segundo ele, a pesquisa estimula um debate sobre a economia regional, enfatizando questões fundamentais para a compreensão de um desenvolvimento desigual. “Embora não lide diretamente com avaliação de políticas e seus impactos sobre o crescimento regional, seu principal valor científico foi demonstrar que, na ausência de forças que incentivem a produtividade periférica, forças de mercado acabam atraindo firmas e trabalhadores para o interior de regiões centrais, historicamente enraizados no eixo Sul-Sudeste do Brasil”.

A pesquisa – O artigo analisou determinantes da concentração geográfica entre 30 atividades da indústria de transformação brasileira, classificadas segundo a matriz insumo-produto do IBGE, referente aos anos 2010 e 2015. A pesquisa observou a assimetria da distribuição geográfica das 30 atividades nas regiões do Brasil. Além disso, também investigou como forças oriundas do mercado de trabalho contribuem para a desigualdade regional.

“De certa forma, os resultados apontam para os desafios que regiões pobres (como no caso da Amazônia) enfrentam, para reduzir as desigualdades regionais, medidas em termos de ganhos de produtividade, que dependem essencialmente da natureza das aglomerações industriais”, afirma o professor. O artigo está disponível para leitura aqui.

Prêmio Werner Baer – O “Prêmio Werner Baer de Economia Regional” é concedido pelo Banco do Nordeste e tem como objetivo estimular a pesquisa no campo da ciência econômica pura e aplicada, segundo a perspectiva regional.

Texto: Rafael Miyake – Assessoria de Comunicação da UFPA