Página inicial > Últimas Notícias > Seminário discute os 60 anos da Revolução Cubana

Seminário discute os 60 anos da Revolução Cubana

• Publicado: Quarta, 23 de Outubro de 2019, 19h58
  • Última atualização em Quarta, 23 de Outubro de 2019, 19h58

Nesta terça-feira (22/10), às 16h, no Auditório Arlindo Pinto, no Instituto de Ciências Biológicas (ICB), ocorreu a abertura do "Seminário Internacional América Latina-Caribe: 60 Anos da Revolução Cubana", o qual segue com as atividades até o dia 25 de outubro. A programação conta com apresentação de trabalhos, mesas-redondas, conferências, palestras, lançamento de livros, exposições culturais e uma mostra de cinema cubano.

A mesa de abertura reuniu o Prof. Dr. Gilmar Pereira, vice-reitor da UFPA; a Prof. Marília Ferreira, pró-reitora da PROINTER; o fotógrafo-documentarista, Patrick Pardini, que trabalha no Museu da UFPA; Edivânia Alves, diretora-adjunta da ADUFPA; o Prof. José Raimundo Trindade, do PPGE/FAE/UFPA. Por conseguinte, ocorreu a conferência de abertura ministrada pelo historiador e escritor Prof.Dr. Pós-doc. Luiz Bernardo Pericás, a qual contou ainda com os comentários do historiador José Alves Jr., professor do Programa de Pós-Graduação em História da UFPA.

Durante a abertura do evento o Diretor Geral do Instituto de Ciências Sociais Aplicadas (ICSA - UFPA), Prof. Dr. Armando Lírio de Sousa, afirmou: “A universidade com todo ataque e tentativa de desmonte continua viva e firme. É esse tipo de legado que os 60 anos da Revolução Cubana representa para nós [...] em Cuba as crianças são chamadas a se manifestar em atos públicos. E é muito emocionante de constatar o nível de politização, a capacidade de uma criança de ter uma fala muito forte e clara daquilo que representa a revolução cubana, a defesa da sua sociedade. E nós continuamos nessa luta. A nossa universidade é representativa da luta do nosso povo".

O objetivo central do seminário será revisitar e analisar criticamente a Revolução Cubana após 60 anos do movimento, que, de acordo com os organizadores, mantém, até hoje, um poder atrativo sobre o imaginário social e histórico latino-americano.

“Nós temos quatro motivos importantes para realizar o evento. O primeiro é a questão dos 60 anos da Revolução Cubana, que marcou a história da América Latina. O segundo motivo refere-se a chamar um conjunto de professores, tanto cubanos como também de diversas partes do Brasil, para discutir aquilo que chamamos de sociedades pós-revolucionárias. O terceiro ponto é a discussão de como essa sociedade cubana se adaptou ao fim da antiga União Soviética, e, por fim, vamos tratar também os aspectos culturais cubanos e os aspectos de debate de identidades”, explica o professor José Raimundo Trindade.

Os temas centrais de debate e exposição serão: A permanência do processo revolucionário e a crítica à sua construção; Arranjos políticos e institucionais em Cuba, no contexto mundial e das Américas; Qual o futuro da Revolução Cubana? As ideias econômicas e a trajetória política de Che Guevara e a dinâmica cultural e econômica da sociedade cubana.

Por fim, no decorrer de todo o evento um estande da Ed.ufpa, na sala do auditório do ICB, que estará com vários livros com desconto de 15% e 25% nos títulos de editoras parceiras.

Acesse para mais informações sobre o evento

👉:https://www.even3.com.br/60anosderevolucaocubana/