Página inicial > Últimas Notícias > VI Encontro de Competências Digitais para Agricultura Familiar

VI Encontro de Competências Digitais para Agricultura Familiar

• Publicado: Quinta, 07 de Novembro de 2019, 14h52
  • Última atualização em Quinta, 07 de Novembro de 2019, 14h52

A Universidade Federal do Pará organiza, em parceria com a Unesp e a Fatec/SP, no dia 8 de novembro, o VI Encontro Competências Digitais para Agricultura Familiar (VI e-CoDAF). O evento visa debater propostas de desenvolvimento e uso de Tecnologias da Informação e Comunicação por pequenos produtores e ocorrerá no auditório da Biblioteca Central (BC), das 9h às 22h. A inscrição é gratuita e deve ser realizada no link disponível no site do evento.

Com a temática “Aproximando o pequeno produtor ao acesso e uso de dados: construindo pontes entre suas necessidades e as TIC”, o objetivo do VI e-CoDAF é viabilizar projetos e pesquisas sobre competências técnicas e informacionais. Assim, amplia o acesso a informações sobre o setor, o mercado e a divulgação de suas práticas, culturas e diferenciais competitivos. “São poucos os eventos desta natureza, implicando tecnologia, dados, informação e produção agrícola”, observa o professor Cristian Berrío-Zapata, um dos organizadores do encontro.

A UFPA será a sede local do encontro, que ocorre simultaneamente na Unesp de Tupã e na Fatec de Presidente Prudente, no Estado de São Paulo. O intuito é mostrar aos estudantes de graduação e de pós-graduação, pesquisadores, pequenos produtores e aos produtores familiares como o assunto está ligado com o cotidiano de todos. “Os trabalhos relacionam a pesquisa da universidade com as necessidades dos pequenos produtores agrícolas. Essas inovações, descobertas e experiências marcantes podem ser utilizadas no Brasil, com sucesso”, afirma o professor Cristian Berrío-Zapata.