Desenvolvimento na Carreira dos Docentes
As atividades finalísticas da instituição – ensino, pesquisa e extensão – são realizadas pelos docentes. A categoria dos professores contempla duas principais carreiras: os Professores do Magistério Superior e Professores do Magistério Ensino Básico, Técnico e Tecnológico (fora os cargos isolados de provimento efetivo). O corpo docente se completa ao somarmos ainda os profissionais contratados (não efetivos): Professores Visitantes, Professores Visitantes Estrangeiros e Professores Substitutos.
Atualmente, as carreiras de docentes efetivos são regidas pela Lei N° 12.772 de 28 de dezembro de 2012, o chamado Plano de Carreiras e Cargos do Magistério Federal (PCCMF), que oportuniza:
Link de Orientações da PROGEP
Processos de progressão de docentes e progressão por mérito passam a ser inteiramente digitais
Resolução N. 12 DE 27 DE MAIO DE 2015: Critérios e pontuações para fins de Progressão e de Promoção dos servidores da Carreira do Magistério Superior deste Instituto de Ciências Sociais Aplicadas – ICSA/UFPA
Redes Sociais