Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > PPG Administração
Início do conteúdo da página

Pós-Graduação em Administração

Publicado: Quinta, 06 de Junho de 2019, 16h46 | Última atualização em Quarta, 09 de Setembro de 2020, 13h25 | Acessos: 4167

STRICTO SENSU:

Mestrado em Administração

Gestão Organizacional

Essa área de concentração visa promover o estudo e o desenvolvimento de conhecimento em práticas de gestão na Amazônia valorizando os aspectos de contextos regionais.

  Organizações Governamentais, Não Governamentais e Desenvolvimento Regional


Esta linha de pesquisa concentra-se na produção de conhecimentos, tecnologias e inovações, por meio de estudos, pesquisas e diagnósticos, com o objetivo de melhorar a administração pública através de organizações governamentais e não governamentais na Amazônia, bem como os processos de formulação, implementação e avaliação de políticas públicas. Os principais temas de interesse incluem, governança, sistemas de decisão, transparência, programas e projetos públicos e finanças públicas.

Docentes:

 

Estratégia e Desempenho Organizacional

Esta linha de pesquisa concentra-se no desenvolvimento e aplicação de métodos pesquisa baseadas em estratégia e desempenho em organizações inseridas na região Amazônica promovendo a construção do conhecimento científico, tecnológico e social. Em estratégia, são contemplados os processos de formação, mudança e aprendizagem, relações interorganizacionais. Desempenho organizacional é abordado por meio da avaliação processos de negócio, tecnologia da informação e apoio a tomada de decisão, gerenciamento de projetos, contemplará a construção de indicadores, alocação de recursos, como elementos fundamentais para o desempenho das organizações da Amazônia.

Docentes:

 

  • OBJETIVOS DO CURSO:
  • Objetivo Geral

O Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGAD), em nível de Mestrado Acadêmico, tem por objetivo qualificar para fornecimento de recursos humanos capacitados para lidar com os aspectos ambientais, econômicos e sociais, para o desenvolvimento de atividades de ensino e pesquisa na área de administração, por meio da inserção em instituições públicas, privadas e não governamentais da região da Amazônia.

  • Objetivos Específicos

Promover ensino e pesquisas acadêmicas, buscando formar pesquisadores de alto nível na área de administração na região amazônica;

Qualificar profissionais para a análise de problemas complexos da gestão de organização sobre a região Amazônica, sobre políticas públicas, estratégias e desempenho das organizações em suas interfaces com o desenvolvimento territorial sustentável;

 Propiciar maior integração por meio da participação em atividades de pesquisa, orientadas por docentes, via seminários, congressos, palestras abertas à comunidade, divulgando os resultados dos trabalhos acadêmicos realizados;

Contribuir para o avanço do conhecimento da área de administração no Brasil, em especial na região da Amazônia e para um efetivo disseminação do conhecimento acadêmicos em níveis nacional e internacional.

  • PÚBLICO ALVO:

O Programa oferece curso de Pós-Graduação “Stricto Sensu” em Administração, em nível de mestrado, os quais visam a capacitar profissionais para o magistério superior, pesquisa e exercício profissional de alto nível, por Áreas de Concentração de Gestão Organizacional. Os seguintes perfis de ingressantes são os graduados em administração de empresas ou economia, estatística, matemática, computação engenharia, a critério do Colegiado do Curso, graduados em outros cursos.

  • CARGA HORÁRIA TOTAL

O curso tem duração de 24 meses ou quatro semestres letivos. Nesse período, o aluno deve concluir as disciplinas exigidas pelo programa:
- 14 créditos em 05 disciplinas obrigatórias;

- 06 créditos em 03 disciplinas eletivas da linha de pesquisa;

- 4 créditos em disciplina(s) eletiva(s) livre(s).

 

e-mail: ppgad@ufpa.br

 

LATO SENSU:

Curso de Especialização à distância - Gestão Pública em Saúde

Coordenador(a):

O curso tem por objetivo a qualificação de pessoal de nível superior visando ao exercício de atividades gerenciais e do Magistério Superior. Especificamente, pretende:

a)   Capacitar quadros de gestores para atuarem na administração de macro (governo) e micro (unidades organizacionais) sistemas públicos;

b)   Capacitar profissionais com formação adequada a intervirem na realidade social, política e econômica;

c)   Contribuir para a melhoria da gestão das atividades desempenhadas pelo Estado brasileiro, no âmbito federal, estadual e municipal;

d)   Contribuir para que o gestor público desenvolva visão estratégica dos negócios públicos, a partir do estudo sistemático e aprofundado da realidade administrativa do governo ou de suas unidades produtivas.

 

Curso de Especialização em Gestão Financeira Empresarial

Coordenador(a): Prof. Me. José Thadeu Paulo Henriques

O curso tem por objetivo geral a qualificação de pessoal de nível superior visando ao exercício de atividades  gerenciais financeiras nas empresas privadas. Especificamente, pretende:

a) Capacitar quadros de gestores para atuarem na administração financeira de  empresas privadas  em nível  macro (Dirigentes) e micro (áreas de tesouraria, controle, gerências de crédito e cobrança, analista financeiro)

b) Capacitar profissionais com formação adequada para intervirem na realidade social, política e econômica;

c) Contribuir para a melhoria da gestão das atividades desempenhadas pelas empresas;

d) Contribuir para que o gestor financeiro desenvolva visão estratégica dos negócios privados, a partir do estudo sistemático e aprofundado da realidade administrativa das empresas e de suas unidades produtivas.

 

Curso de Especialização em Gestão da Tecnologia da Informação - GTI

Coordenador(a): Prof. MSc. Helder da Silva Aranha

Objetivos:

a) Gerir o planejamento do desenvolvimento e implantação de projetos de sistemas de informação;

b) Compreender e avaliar as possibilidades de uso das novas tecnologias de TI no ambiente das organizações;

c) Gerir o planejamento da aquisição/terceirização de serviços de TI e uso dos recursos de TI;

d) Gerar a compreensão para o posicionamento diante de novas estruturas organizacionais e para o fornecimento de bens e serviços de TI;

e) Avaliar com mais precisão perspectivas de evolução da tecnologia, da sua aplicação e das alterações por ela impactada no âmbito dos negócios.

Fim do conteúdo da página