Página inicial > Últimas Notícias > II Seminário Habitação na Amazônia e o Seminário Nacional Serviço Social e Habitação

• Publicado: Quinta, 14 de Outubro de 2021, 11h25
  • Última atualização em Quinta, 14 de Outubro de 2021, 11h25

Grupo de Estudos e Pesquisas Cidade, Habitação e Espaço Humano (GEP-CIHAB), vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Serviço Social da Universidade Federal do Pará (UFPA), coordenado pelas professoras Dra. Joana Valente Santana, Dra. Rovaine Ribeiro e Ma. Anna Carolina Holanda, em parceria com o Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Movimentos Sociais (NEMOS), do Programa de Pós-Graduação em Serviço Social da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP) e com o Conselho Regional de Serviço Social 1ª Região (CRESS-PA), realiza O II Seminário Habitação na Amazônia e o Seminário Nacional Serviço Social e Habitação: requisições e respostas profissionais em tempos de desmonte de direitos e de resistências dos movimentos sociais.

O Seminário será gratuito e ocorrerá de forma online no período de 08 a 10 de dezembro de 2021, com transmissão através da Página do Facebook do CRESS/PA - 1ª Região.

Tem como objetivo a socialização de estudos e pesquisas realizadas em nível regional e nacional sobre a questão urbana e habitacional;  a troca de conhecimentos e experiências entre pesquisadores, profissionais que trabalham no âmbito das políticas urbanas e habitacionais (particularmente os assistentes sociais, geógrafos e arquitetos e urbanistas), técnicos governamentais, movimentos sociais e estudantes de graduação e pós-graduação, como subsídio para o trabalho profissional e para as lutas pelo direito à moradia e à cidade.

O Seminário contará com Conferência de abertura, mesas-redondas relacionadas aos temas indicados na programação, além de apresentação de trabalhos divididos a partir de quatro eixos temáticos: a) Serviço Social e política urbana e habitacional; b) Cidade e Habitação no Brasil e na Amazônia; c) Lutas sociais pelo direito à moradia e à cidade; e d) Questões Agrária, Urbana e Ambiental e Serviço Social.

As submissões de trabalhos já estão abertas, foram prorrogadas e devem ser feitas através do endereço eletrônico: https://www.even3.com.br/ishnasnsseh2021/  até as 23h59min do dia 31/10/2021.

Informamos também que o evento terá carga horária total de 12 (doze) horas e haverá emissão de certificados para participantes como ouvintes, apresentação de trabalhos e publicação de trabalhos completos em anais. As instruções para apresentação de trabalhos serão encaminhadas aos/às autores/as antes do evento, por e-mail.

O evento é voltado para Assistentes Sociais, profissionais que trabalham na área urbana habitacional (geógrafos, arquitetos e urbanistas), docentes, pesquisadores, estudantes de graduação e pós-graduação com interesse na temática do seminário, lideranças dos movimentos sociais com abrangência regional e nacional e público em geral.

Como ocorreu em sua primeira edição em setembro de 2019, o Seminário Habitação na Amazônia teve por objetivos a troca de experiências profissionais da área social (particularmente os assistentes sociais), técnicos governamentais, organizações políticas e estudantes de graduação e pós-graduação, com a socialização de conhecimento, produzido, pesquisas acadêmicas e experiências profissionais acerca da questão urbana e habitacional na Amazônia; discutir estratégias de organização coletiva e participação política na atuação profissional; estimular a reflexão teórico-metodológica de profissionais que atuam na área urbana e habitacional; além de

discutir a melhoria das condições de vida nas cidades amazônicas e a continuidade da interpretação e intervenção profissional em favor dos direitos humanos, em especial o direito à moradia digna que respeite as particularidades regionais, além disso, contou com a significativa participação de assistentes sociais que trabalham na política urbana e habitacional na Região Norte.

Com o intuito de dar continuidade aos objetivos expostos, visando construir e oportunizar diálogo e troca de conhecimento, o GEP-CIHAB tem a honra de convidá-los para o II Seminário Habitação na Amazônia e o Seminário Nacional Serviço Social e Habitação: requisições e respostas profissionais em tempos de desmonte de direitos e de resistências dos movimentos sociais.

Para mais informações, acesse o site do evento:

Dúvidas: gepcihab@gmail.com

GEP-CIHAB/PPGSS/UFPA; NEMOS-PUC/SP; CRESS/PA.

PROPESP/UFPA; ICSA; CNPq; ABEPSS.