Página inicial > Últimas Notícias > CONVOCATÓRIA – IV SEMINÁRIO CONEXÕES AMAZÔNICAS

CONVOCATÓRIA – IV SEMINÁRIO CONEXÕES AMAZÔNICAS

• Publicado: Segunda, 25 de Setembro de 2023, 20h45
  • Última atualização em Segunda, 02 de Outubro de 2023, 13h22

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ

INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS

CONVOCATÓRIA – IV SEMINÁRIO CONEXÕES AMAZÔNICAS, ICSA, 2023

PROPOSTAS DE PAINEL PARA O IV SEMINÁRIO CONEXÕES AMAZÔNICAS

O Instituto de Ciências Sociais Aplicadas (ICSA), da Universidade Federal do Pará (UFPA), por meio da Comissão Organizadora do IV Seminário Conexões Amazônicas convida Grupos de Pesquisa/Extensão das Instituições de Ensino Superior, organizações sociais/movimento social, instituições governamentais e entidades da sociedade civil, para a submissão de propostas de Painéis para o IV Seminário Conexões Amazônicas, a ser realizado nos seguintes períodos: 18 e 25 de outubro de 2023; 22 e 29 de novembro de 2023; 06 e 13 de dezembro de2023. As atividades presenciais ou híbridas serão realizadas no Auditório do ICSA, com capacidade para 150 pessoas, nos horários de 08 às 12h ou 15h às 19h. Esta edição tem como tema: Desafios e perspectivas para a Pan-Amazônia diante da COP 30. O evento foi dividido em três momentos, visando otimizar a qualidade das discussões e a participação dos envolvidos no evento. O Seminário tem como objetivo estimular o debate contemporâneo que possibilite qualificar as intervenções e marcar o protagonismo dos amazônidas em uma visão de amplo espectro sobre as questões relacionadas ao aprofundamento das desigualdades sociais, pobreza e a questão ambiental, violência contra as populações tradicionais, governança e ação pública voltadas para as questões climáticas, as transformações geopolíticas contemporâneas, comunicação social e sustentabilidade e temas correlatos sobre a realização, em 2025, da COP 30 na cidade de Belém-PA, a fim de analisar o que ela representa para a Pan-Amazônia e os desdobramento no cenário mundial, bem como identificar os desafios e incongruências inerentes às narrativas que a envolvem. A proposta do Painel deverá ser apresentada por proponente e estar vinculada ao tema central do evento. Cada proponente poderá apresentar, no máximo, até duas (02) propostas. O Painel deverá ser composto por 04 integrantes: entre um (01) e dois (02) painelistas e dois (02) ou três (03) debatedores(as). No momento da apresentação da proposta, o proponente deverá informar se algum dos integrantes do Painel terá participação online. As propostas deverão conter título e subtítulo (se houver) do Painel, seguido pelas credenciais dos proponentes (nome, contato celular, titulação, instituição e e-mail) e resumo. O resumo da proposta deverá apresentar tema, objetivo(s), justificativa e nome dos quatros (04) integrantes do Painel, com extensão entre 350 e 500 palavras. Período de submissão das propostas: 21/09 a 04/10/2023. Os proponentes deverão submeter as propostas na plataforma https://www.even3.com.br/iv-seminario-conexoes-amazonicas/. O resultado dos Painéis acolhidos no evento será divulgado no dia 06/10/2023 nas redes sociais, no site e na plataforma Even3. Os/As proponentes que tiverem suas proposições aprovadas serão responsáveis pelo material a ser apresentado na data e horário informados pela organização do evento. Assim como, deverão mobilizar e divulgar a atividades nas redes sociais e outros meios de divulgação. Os participantes conduzirão a apresentação e debate pelo tempo limite de 4h, por painel. A equipe da Coordenadoria de Informações (CI) do ICSA irá apoiar na elaboração de card eletrônico e divulgação nas redes sociais do ICSA e da UFPA. Os casos omissos serão apreciados pela Comissão Organizada do evento.

Belém, 21 de setembro de 2023.

A Comissão Organizadora