Página inicial > Últimas Notícias > Profa.Dra. Edna Maria Ramos de Castro receberá título de Professora Emérita da UFPA

• Publicado: Terça, 16 de Novembro de 2021, 17h17
  • Última atualização em Terça, 16 de Novembro de 2021, 17h19

Um convite à comunidade universitária para participar da solenidade de outorga

A Direção do Instituto de Ciências Sociais Aplicadas, da Universidade Federal do Pará, tem a honra de convidar a comunidade universitária da UFPA para participar da solenidade de outorga do título de Professora Emérita da UFPA para a Profa. Dra. Edna Maria Ramos de Castro, no dia 19 de novembro/2021, às 16h, no Centro de Eventos Benedito Nunes. O título foi proposto pela atual gestão do ICSA, iniciativa de docentes do ICSA,  ex-orientandos (as) da Profa. Edna Castro no PLADES e PDTU/NAEA, aprovado na Congregação do ICSA e depois aprovado pelo CONSEPE/UFPA. Trata-se do reconhecimento de uma trajetória de vida, acadêmica, administrativa e interdisciplinaridade construída na instituição universitária, seja como mulher Amazônida, Docente e Pesquisadora, inicialmente do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, depois, em uma longa jornada no Núcleo de Altos Estudos Amazônico e com contribuições na formação em nível de especialização, mestrado e doutorado de Docentes do ICSA e de outras Unidades Acadêmicas da UFPA, assim como, a participação na gestão de entidades científicas brasileira e a inserção na cooperação internacional/internacionalização.

As pesquisas e reflexões, construções e desconstruções, realizadas pela Prof. Edna Castro sobre as matrizes conceituais do Desenvolvimento na Amazônia, proporcionaram projeção regional, nacional e internacional, tornando-a uma das mais renomadas pesquisadoras da UFPA. Por isso, sugeriu, em entrevista de 2014 para a Revista Terceira Margem Amazônia, que os estudos sobre a Panamazônia tenham a seguinte orientação, conforme os ensinamentos de Florestan Fernandes: "[...] na verdade, a realidade é muito mais complexa, a gente não pode perder o pé da pesquisa empírica, da experiência vivida. Trabalhar a sociologia, questão da identidade, das travessias e trânsitos de culturas tão diversas, por exemplo, questões que emergem e que fazem esta Amazônia ser o que ela é". Estamos emocionados (as) e em júbilo por esta merecida homenagem.

Prof. Dr. Armando Lirio de Souza, Diretor Geral do ICSA/UFPA

Prof. Dr. Paulo Moreira Pinto, Diretor Adjunto do ICSA/UFPA